Blog de Estudos

Para que servem as medidas de tendência central no nosso cotidiano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabe para que servem as medidas de tendência central? Basicamente, elas correspondem a um valor numérico, que expressa um valor central ou típico de um conjunto de dados e são obtidas através de cálculos estatísticos.

Também não sabe é o que estatística? Ela é um campo da matemática que relaciona fatos e números em um conjunto de métodos que nos possibilita coletar os dados e analisá-los, para que, assim, possamos realizar alguma interpretação deles. Com certeza, mesmo sem entender este conceito, você já utilizou de alguma forma sem nem perceber, pois ela faz parte de decisões que tomamos todos os dias. 

Então, para encontrar um valor central ou típico dentre um conjunto de dados, existem formas variadas de se calcular essas informações, que podem ser demonstrados em forma de gráficos, tabelas e números.

Mas antes de definir para que servem as medidas de tendência central, vamos recapitular rapidinho os tipos de tendência central. 

As medidas de tendência central     

As medidas mais comuns são:

  • Média aritmética – corresponde a soma de todas as medições divididas pelo número total no conjunto de dados.
  • Média ponderada – ela incorpora peso para aos seus elementos.
  • Moda – corresponde ao valor que aparece com maior frequência no conjunto de dados. 
  • Mediana – é uma medida de localização do centro da distribuição dos dados. Ela é definida do seguinte modo: ordenados os elementos da amostra, a mediana é o valor que a divide ao meio, isto é, 50% dos elementos.

Exemplos que mostram para que servem as medidas de tendência central

Veja os exemplos abaixo, para você entender melhor para que servem as medidas de tendência central. 

1º Exemplo:

Você é uma pessoa ligada nas mudanças do clima? Então, este exemplo vai ser fácil de você entender. 

Basta acessar o aplicativo do tempo ou olhar para o céu para saber qual a probabilidade de fazer frio, calor, chuva ou sol, e você tomar a decisão de vestir determinada roupa, levar guarda chuva ou não, sair de casa de moto ou carro. 

Leita também: Para que serve matriz no nosso cotidiano?

2º Exemplo:

Sempre quando chega o ano eleitoral, podemos observar os modelos estatísticos com a sua capacidade de prever qual o candidato tem mais chances de ser eleito pela população.

3º Exemplo:

Também podemos ver para que servem as medidas de tendência central nos testes de medicamentos. Basta procurar saber que todos os remédios vendidos em farmácias foram antes testados estatisticamente por instituições reguladoras dessa área. 

Com certeza, a estatística já influenciou vários momentos da sua vida, seja no consumo de produtos, vida escolar, trabalho, etc. 

Esperamos que este artigo tenha esclarecido sua dúvida de para que servem as medidas de tendência central. Continue acompanhando nosso blog. Nós vamos postar mais conteúdos interessantes sobre medidas de tendência central!

Compartilhe esse post
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sobre o professor(a)